Assim foi o nosso 2º aniversário
- Núcleo Sporting
- 30 de jul. de 2018
- 3 min de leitura
Com a presença de largas dezenas de sócios e adeptos decorreu em Sintra no dia 29 de Julho a festa do nosso segundo aniversário.
Abaixo, fotos do evento e a intervenção de Rui Feixeira, presidente da Direção





Intervenção de Fernando Morais Gomes, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Núcleo

Intervenção de Rui Feixeira, Presidente da Direção do Núcleo

Intervenção de Silvino Sequeira, responsável pelos Núcleos na Comissão de Gestão do SCP

Intervenção de Fernando Pereira, presidente da União de Freguesias de Sintra

Oferta de lembrança do Núcleo dos Leões de Almada

Oferta de lembrança do Núcleo da Quinta do Conde

Atribuição do título de sócio honorário a dois beneméritos do Núcleo
DISCURSO DO PRESIDENTE DA DIREÇÃO
Exmos Senhores
Sportinguistas e Amigos do Núcleo de Sintra
Amigos e Amigas
É com prazer e sensação de dever cumprido que aqui nos reunimos pela segunda vez para celebrar o Sporting, a sua mística e os seus adeptos, empolgados por um passado brilhante e na senda de um futuro de objectivos- desportivos, organizativos e de sustentabilidade.
Ser sportinguista é um ato de entrega que, se contém algo de consciente irracionalidade, tem também de cavalheirismo desportivo, da crença no desporto como instrumento de união e da competitividade como meio para sermos mais fortes, mais cidadãos e mais unidos. Sermos, nas proféticas palavras do Visconde de Alvalade naqueles dias fundadores, um dos maiores clubes da Europa.
Celebramos o eclectismo das inúmeras vitórias nas nossas modalidades. Celebramos milhares de praticantes sob a camisola ostentando o leão rampante. Celebramos os nossos, que sendo grandes no seio do clube, são dos melhores de Portugal, num desfile que nos orgulha, nos motiva e impulsiona para a acção.
Os Núcleos do Sporting são as formiguinhas que por todo o país e na diáspora levam mais alto e de forma mais genuína o nome do Sporting Clube de Portugal. Com 2 anos apenas, o Núcleo de Sintra tem feito por dinamizar o amor a este emblema com iniciativas de convívio, de solidariedade e de interacção com a nossa comunidade. Uma palavra pois para os representantes dos Núcleos aqui presentes, bem como para as instituições locais, com destaque para a comunidade empresarial e o comércio local, os corpos de bombeiros ou a autarquia, em especial a União das Freguesias de Sintra.
Saradas que sejam todas as feridas do período menos bom que vivemos recentemente, há muito trabalho a fazer, pensando no futuro, na independência financeira do clube e na forma de o tornar cada vez mais atractivo, vencedor e referencial. E se o ato eleitoral de 8 de Setembro pode ser um momento de clarificação, a ele há que se seguir uma necessária reflexão sobre o papel dos Núcleos na vida interna do clube enquanto elementos estruturantes e cimento do melhor do sportinguismo.
Com o Regulamento de Constituição e Funcionamento dos Núcleos, de Novembro de 2013 criou-se um quadro de funcionamento que peca ainda por não dar aos Núcleos o peso que deveriam ter na gestão do clube numa vertente descentralizada e participativa. E se nos Núcleos nos juntamos cúmplices para sofrer por uma camisola que não fosse o Sporting dificilmente uniria gerações ou classes sociais e profissionais diferenciadas, há ainda todo um trabalho por fazer, seja na criação de uma plataforma de bilhética ou a atribuição pelo Clube de um sector reservado em Alvalade para aquisição exclusiva a Núcleos mas que possa também permitir outros serviços, tais como a aquisição de Gameboxes, registar novos associados ou permitir o pagamento de quotas, entre outros. Importante será reforçar a visibilidade dos Núcleos nas plataformas de comunicação do clube e na Sporting TV, e permitir que futuras direcções contemplem não só um responsável para os Núcleos, mas também que um seu representante tenha lugar no Conselho Diretivo.
Esperamos que o próximo Congresso dos Núcleos reflicta sobre estes e outros temas, tais como a revisão dos Estatutos, na perspectiva de mais democracia, mais agilidade e mais participação, num plano macro, mas também sobre a firma de atribuição e atempada distribuição de bilhetes ou o voto descentralizado.
Caros Amigos
Hoje é dia de festa, dia em que as nossas diferenças se esbatem para só uma planície verde e branca irradie desta serra de Sintra, esperançosa e orgulhosa do já feito e da infinitude de coisas que há a fazer. A todos, muito obrigado pela vossa presença.
Viva o Núcleo de Sintra!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
Rui Feixeira