Magazine Semanal- 30 de Junho a 6 deJulho
- Núcleo Sporting
- 29 de jun. de 2017
- 7 min de leitura
Sporting de Vila Verde, filiada do Sporting desde 1992

A fundação do Sporting Clube de Vila Verde aconteceu ainda na primeira metade do século XX, mais precisamente, no dia 15 de Janeiro de 1943, responsabilidade de uma comissão organizadora composta por naturais da terra. Quatro anos quase exactamente depois, a 20 de Janeiro de 1947, na mesma data em que são publicados na série nº 20 do Diário do Governo, são apresentados em Assembleia-geral os Estatutos que iriam reger o Clube.
No entanto, só em 1953 o Clube começou a participar nas provas oficiais da Associação de Futebol de Lisboa. E só mais tarde ainda se iniciou a construção do edifício da sede, em 1964, ano em que o Clube também comprou o terreno onde se encontram as instalações desportivas por 7000$00 e publica, no Diário do Governo III série nº 287, a lista dos corpos gerentes.
No princípio da década de 1970 o Clube deu início à participação das camadas jovens no futebol 11, que sobreviveriam à extinção dos seniores, em 1984, por falta de verbas. Em 1980 arrancaram as obras do pavilhão gimnodesportivo que permitiria, anos mais tarde, a inscrição do Clube para participar na III Divisão Distrital de Futebol 5. Bastou um ano para que a equipa subisse à II Divisão e, depois, mais dois para a subida à I Divisão no mesmo ano em que o pavilhão do Clube recebeu as finais de nível distrital, decorria o ano de 1992. Foi ainda neste ano que o Clube se filiou no Sporting Clube de Portugal.
Em 1994, o Clube conseguiu finalmente a subida à I Divisão Nacional de Futsal onde participou nas épocas de 1994/95 até 1997/98. No final desta época desceu para a II Divisão Nacional. Mesmo assim, em 1999, o Clube conseguiu ser finalista da Taça de Portugal de Futsal sendo derrotado pela equipa do D. João V já no prolongamento.
Depois disto, o Vila Verde conseguiu voltar à I Divisão Nacional participando até à época de 2003/04, ano em que voltou a descer de divisão e foi apurado para a Final Four da Taça de Portugal, em Castro Marim, onde foi eliminado pelo Sassoeiros após prolongamento. Pelo caminho, foi vencedor da Taça Comunicação Social da Associação de Futebol de Lisboa (equipa B), em 2001.
Para além do Futebol, no Sporting Clube de Vila Verde pratica-se futsal, atletismo, ciclismo, cicloturismo e karaté.
Sporting defronta Fiorentina no Torneio Cinco Violinos

A Fiorentina foi a equipa convidada – e já confirmada – para o encontro que marca o Troféu Cinco Violinos. No dia 29 de Julho, com encontro marcado para o relvado do Estádio José Alvalade, leões e italianos farão a festa do futebol, desta vez com uma homenagem incluída a Marco Ficini. O adepto assassinado na véspera do dérbi será recordado pelas duas equipas, uma vez que ambos eram emblemas do seu coração.
Em comunicado, o Sporting Clube de Portugal manifestou a intenção que este reencontro, já ocorrido em 2013, seja uma forma de prestar tributo a quem perdeu a vida no apoio ao seu Clube, uma vez que a amizade entre Sporting CP e Fiorentina e o Fair-Play já fossem razões suficientes para enobrecer o evento.
Réplica de camisola de Yazalde na Honoris Sporting

Hector Yazalde, também alcunhado de "Chirola", e o jogador que ao serviço do Sporting Clube de Portugal conquistou a Bota de Ouro da época de 1973/4. Foram 46 golos no Campeonato Nacional, mas 50 no total da época.
Uma réplica da sua camisola será apresentada na IV Gala Honoris Sporting, relembrando o goleador argentino que João Rocha trouxe para vestir de verde e branco. Este é um dos motivos para não faltar à noite em que são conhecidos os vencedores dos galardões Honoris Sporting. Será esta sexta-feira, no Coliseu, em Lisboa. Esta sexta-feira, pelas 20h45.Bicampeões de Futsal
Bicampeões de Futsal

O Sporting sagrou-se bicampeão nacional de futsal ao bater o Sp. Braga por 3-1, no jogo 4 da final.
No primeiro tempo, Alex Merlim fez o 1-0 e só nos minutos finais, quando o Sp. Braga já jogava com guarda-redes avançado, Diogo fez o segundo e o guarda-redes André Sousa fez o terceiro, de baliza a baliza. O primeiro e único golo do guardião esta época.
André Machado ainda reduziu para os minhotos no esforço final, mas não deu para mais e o Sporting venceu a final, conquistando o campeonato.
Nota ainda para Nuno Dias, treinador do Sporting, que foi expulso por protestos contra a equipa de arbitragem, quando pedia a quinta falta do Sp. Braga, perto do fim.
Os minhotos não conseguiram forçar a «negra» frente a um Sporting que esta terça-feira se apresentou muito forte e que corrigiu os erros que tinha cometido no jogo 2, no pavilhão dos bracarenses. Aliás, essa derrota no jogo 2 foi a única dos verde e brancos em todo o Campeonato.
Este é o 14º título de campeão nacional de futsal para o Sporting, que esta época conquistou a Taça da Liga e foi vice-campeão europeu.
Aumentam donativos para as vítimas dos incêndios

Engrossa o volume dos contributos dos sportinguistas de Sintra para com as vitimas dos incêndios. Sábado estaremos em Castanheira de Pêra a entregar o que já recolhemos. Sporting coração de leão.Hoje e amanhã, entregue o seu donativo no Núcleo, na Portela de Sintra.
Lendas do Sporting:Joseph Szabo

Joseph Szabo, nasceu a 11 de maio de 1896 em Gönyü , uma pequena aldeia de pescadores nas margens do Danúbio, no noroeste da atual Hungria, mas que na altura pertencia ao Império Austro-Húngaro. Com quatro anos mudou-se para a cidade industrial de Gyor, onde ainda rapaz se tornou torneiro mecânico, ao mesmo tempo que começava a jogar futebol na equipa da terra.
Em 1914 iniciara-se a I Guerra Mundial, Szabo, como muitos jovens de então, corria o risco de ser chamado para combater nas trincheiras. Felizmente para o jovem, a contribuição de Szabo para o esforço de guerra foi trabalhar num fábrica de munições, em Budapeste, para onde se tinha mudado com 20 anos.
Ao mesmo tempo que trabalhava, passou a defender as cores do Ferencvaros, um dos maiores clubes da capital magiar. Em breve os seus dotes como médio, chamaram a atenção dos olheiros da Federação que o convocaram para defender as cores da seleção nacional da Hungria, um dos diversos países que tinham surgido dos "escombros" resultantes do fim da união dinástica entre a Áustria e a Hungria.
Já depois dos 30 anos, emigra para a Ilha da Madeira onde representa primeiro o Nacional e depois o Marítimo. A sua fama chega ao continente e em 1930 é contratado pelo FC Porto a troco de 500 escudos por mês para o papel de treinador-jogador, com quem conquista a primeira edição da Liga Portuguesa.
Os ecos dos seus feitos e do seu «toque de midas» chegam a Lisboa, e os dirigentes do FC Porto alarmados com tal facto, não deixam o treinador acompanhar a equipa nas viagens ao sul.
Sempre à frente do seu tempo, efectua um estágio com o Arsenal em Londres. Mas as novidades metodológicas não foram bem recebidas pelos jogadores, que não gostavam muito da ideia de trabalhar a vertente física.
Mudou-se para o Sporting... de Braga, onde a história o "acusa" de ser o responsável pela mudança de equipamento que levou os braguistas a passar a equipar como o Arsenal de Londres.
A seguir ao período na Cidade dos Arcebispos, transferiu-se para Lisboa, ajudando o Sporting a conquistar o seu primeiro Campeonato Nacional (1940/41). Seguiu-se uma Taça de Portugal e mais um Campeonato em 1943/44. Foi o primeiro treinador do clube a reivindicar prémios de jogo e durante o seu longo consulado de oito épocas conquistou seis Campeonatos de Lisboa, dois Campeonatos Nacionais, um Campeonato de Portugal e uma Taça de Portugal.
A sua aura de homem muito exigente devia-se ao seu caráter disciplinador e extremamente rigoroso, hoje em dia por certo seria considerado um workaholic, viciado no trabalho
Com os seus métodos vanguardistas conseguia quase sempre retirar o melhor dos seus pupilos, que gostavam muito dele, mesmo depois de Szabo ter instituindo a norma dos «dez por cento», uma multa destinada a quem chegava atrasado aos treinos.
Implacável, não perdoava a quem traía a sua confiança e mantinha os jogadores constantemente debaixo de olho, restringindo o consumo de álcool, tabaco e a prática sexual. Dizia a todos que o queriam ouvir: "No futebol o sucesso faz-se com 10 por cento de génio e 90 por cento de transpiração."
O seu génio irascível causava incómodo entre os dirigentes leoninos e acabou por voltar a ser despedido, seguindo-se um período em que treinou de norte a sul, passando novamente pelo FC Porto e Sporting de Braga, mas também por Faro, Viana, Olhão, Espinho, Famalicão, voltando a Lisboa para treinar o Oriental e o Atlético.
O amor ao país de adopção levou-o a finalmente pedir a naturalização, passando a assinar com o nome de José. Em 1953/54 voltou ao Lumiar para conduzir o seu Sporting ao tetracampeonato. Nos anos seguintes treinou as camadas jovens dos leões e ainda fez parte da equipa técnica na época de 1964/65, nunca dizendo não ao clube de que tanto gostava. Acabou a carreira como seleccionador de Angola em 1966.
Seria precisamente na então colonia portuguesa que durante a guerra colonial um filho seu perderia a vida. Já anos antes, Szabo vira o seu outro rapaz ficar para sempre condenado a uma cadeira de rodas, depois de um brutal acidente de viação.
Ficou a viver no Lar do Sporting em Alvalade, vivendo os últimos dias perto do amor da sua vida, no estádio de futebol do clube do seu coração.
Calendário da Pré-época

26 Junho 2017 – Início dos trabalhos na Academia Sporting 07 Julho 2017 – Jogo de preparação: Sporting CP-FC Os Belenenses (Estádio do Algarve) 10 a 18 Julho 2017 – Estágio na Suíça Jogos de Preparação Estágio na Suíça 12 Julho 2017 - Sporting CP – Fenerbahçe - Local: Renens –20:30 (LT) 13 Julho 2017 Sporting CP – CF Valência – Local :Martigny –20:30 (LT) 15 Julho 2017 Sporting CP – FC Basileia – Local: Portalban –19:00 (LT) 18 Julho 2017 Sporting – Marselha – Local – Annecy (França) – 20:00 (LT) 22 Julho 2017 – Jogo de Apresentação aos Sócios e Adeptos Sporting CP-adversário a definir Data a definir: – Possibilidade de mais um jogo de preparação. 29 Julho 2017 – Troféu “Os Cinco Violinos” Sporting CP – Fiorentina – Estádio José Alvalade

Boa Semana!