top of page
Buscar

Magazine Semanal-9 a 15 de Junho

  • Foto do escritor: Núcleo Sporting
    Núcleo Sporting
  • 9 de jun. de 2017
  • 5 min de leitura

Voleibol de regresso 22 anos depois

O voleibol está de regresso ao Sporting, 22 anos depois de o clube ter deixado de ter a modalidade, num projeto que contará com o internacional português Miguel Maia, ex-jogador do clube.


O Sporting Clube de Portugal informa que, depois de 22 anos de ausência, o voleibol volta a ser modalidade oficial do clube, acrescentando que Miguel Maia será o capitão de equipa e o primeiro reforço. A equipa do Sporting competirá na primeira divisão já na época de 2017/18.


Com esta aposta no voleibol, o clube dá mais um passo seguro na sua caminhada para a glória, reforço do ecletismo e dignificação dos seus princípios e valores.


No seu palmarés, os leões contam com cinco títulos de campeão, o último dos quais conquistado em 1993/94, época em que Miguel Maia representava a equipa e um ano antes da direção leonina decidir acabar com a competição.


Nos últimos anos, o voleibol português tem tido a Fonte Bastardo, Sporting de Espinho e Benfica como principais candidatos, em especial os encarnados, que venceram quatro dos últimos cinco campeonatos e passaram a ter sete títulos.


O clube português com mais títulos continua a ser, de longe, o Sporting de Espinho, com 18 conquistas, a última das quais em 2012.


Esta temporada, os tigres, que venceram a Taça de Portugal, perderam na final do campeonato com o Benfica, emblema que também venceu a Supertaça.


15 de Junho há sardinhada no Núcleo!

15 de Junho a partir das 17h, o Núcleo de Sintra promove uma sardinhada por ocasião da quadra dos Santos Populares, onde não faltarão sardinhas, entremeadas, sangria, caldo verde e animação. É só aparecer, não há preço fixo, apenas se paga o que se consumir.

Aniversários

Esta semana assinalam o seu aniversário os Núcleos de Mortágua (9 de Junho) Redondo (9 de Junho) Nova Inglaterra, EUA (11 de Junho) Galveias (13 de Junho) e Satão (15 de Junho). A todos os nossos votos de parabéns e saudações leoninas.

Celebram igualmente o seu aniversário os nossos sócios José Nascimento (9 de Junho) Hugo Pinheiro (9 de Junho) Patrícia Marques (11 de Junho) João António Gonçalves Cunha(13 de Junho) Paulo Aguiar (13 de Junho) João Veríssimo (13 de Junho) Conceição Afonso (14 de Junho) e Gonçalo Serrano (15 de Junho).


Sabe porque é o leão o emblema do Sporting?

O emblema do Sporting, um leão rampante de cor dourada (foi branco até 2001), sobre fundo verde, foi oficialmente adotado em 1906, assim como as cores verde e branca que começaram a ser utilizadas praticamente desde a fundação do clube. Em 1907, D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) autorizou que o leão rampante do seu brasão fosse utilizado no emblema do Sporting. Deveria ser de cor "prata armado em preto, em campo verde, correspondendo às límpidas, firmes e esperançadas intenções dos seus fundadores". O verde foi sugerido pelo Visconde de Alvalade, Presidente honorário, simbolizando a sua esperança no novo clube.


A partir de 1920 o emblema passou a conter o leão rampante em escudo com a sigla SCP em coroa, imagem que se manteve durante décadas. Finalmente, no verão de 2001, o Sporting apresentou uma nova imagem gráfica, mais estilizada e rejuvenescida. O novo emblema é coerente com o passado do Sporting mas inova ao introduzir três listas brancas horizontais que lembram o simbolismo da camisola do clube. Inclui ainda as palavras Sporting e Portugal, escritas por extenso. O leão é apresentado de forma mais estilizada e com um impacto reforçado pela cor dourada. Em coroa, a sigla SCP, obrigatória segundo os Estatutos, continua a perpetuar um nome com mais de um século de história.

Figuras do Sporting: Lorene Bazolo


Desde que chegou ao Sporting CP, no fim de 2014, vinda do JOMA (Sintra) Lorene Bazolo tem estado em grande destaque nas provas de 100 e 200 metros. No Meeting de Santo António, no Estádio Universitário, que se realizou em 2015, arrecadou um segundo lugar na prova de 100 metros e estabeleceu o seu novo recorde de distância (11,41 segundos), liderando também o ranking do ano.

O desporto está-lhe no sangue. Natural de Brazzaville, capital da República do Congo, Lorene Bazolo pertence a uma família de desportistas. O pai praticava judo e natação e a mãe também sempre fez muito desporto. Começou a correr muito pequena, e na sua terra natal corria pelo UniSport, onde se manteve até decidir vir para Portugal. Em 2013, começou por representar o JOMA (Juventude Operário de Monte Abrãao), onde ficou até ao fim de 2014, quando se transferiu para o Alvalade.

Lorene Bazolo chegou a Alvalade em 2014 e começou logo a mostrar a sua qualidade, apontando bons resultados. Passo a passo, a atleta foi conseguido mostrar as suas capacidades e impor a sua corrida. No entanto, todo o esforço e dedicação têm sempre um objectivo e Lorene não foge à regra, conseguindo mesmo representar Portugal e quebrar o antigo máximo de Lucrécia Jardim nos 100 metros (11,21) e assegurar a marca que lhe valeu o passaporte para o Rio de Janeiro.

Em paralelo, e no plano colectivo, Lorene Bazolo contribuiu com muitos pontos para as vitórias da equipa feminina no Campeonato Nacional de Clubes de Pista Coberta (primeiro lugar nos 60 metros, segundo nos 200 metros), na Taça dos Clubes Campeões Europeus (vitória nos 100 metros, segunda posição nos 200 metros e terceira nos 4x100 metros) e no Campeonato Nacional de Clubes de Pista (triunfos nos 100, 200 e 4x100 metros).

Currículo:

-2016:Campeã de Portugal nos 100 e nos 200 metros; Campeonato Nacional de Clubes de Pista Coberta (1.º lugar nos 60 metros, 2.º lugar nos 200 metros); Taça dos Clubes Campeões Europeus (1.º lugar nos 100 metros, 2.º lugar nos 200 metros e 3.º lugar nos 4x100 metros); Campeonato Nacional de Clubes de Pista (1.º lugar nos 100, 200 e 4x100 metros)

- 2014-2015: 2.º lugar no Meeting Internacional Santo António; 1.º lugar no Meeting Internacional no Luxemburgo; 1.º lugar no ranking em Portugal de 100 metros e 200 metros

- 2013-2014: 2.º lugar no ranking em Portugal dos 100 metros; 2.º lugar no Meeting de Leiria

- 2012-2013: Meia-final nos Jogos da Francofonia em França (Nice)

- 2011-2012: Quartos-de-final nos Jogos Olímpicos; Campeã do Congo de 100 metros e 200 metros; recordista do Congo de 100 metros e 200 metros; finalista no Campeonato Africano em Porto Novo (Benin); 3.º lugar no Meeting Internacional Golden em Brazzaville

- 2010-2011: Meia-final nos Jogos Africanos de Maputo (Moçambique)

- 2009-2010: Meia-final no Campeonato Africano no Quénia

- 2008-2009: Meia-final nos Jogos da Francofonia no Líbano

Sintra na conquista da Taça de Futebol Feminino no Jamor

O Sporting conquistou primeira vez a Taça de Portugal de futebol feminino, ao vencer o Sporting de Braga, por 2-1, após prolongamento, depois de se ter conquistado o também inédito título nacional.Ana Capeta, aos 105 minutos, marcou o golo do triunfo das ‘leoas’, depois da igualdade 1-1 no tempo regulamentar, com os tentos de Vanessa Marques para as bracarenses, na conversão de uma grande penalidade, aos 12, e de Diana Silva para as ‘verde e brancas’, aos 57.O Sporting sucede ao Futebol Benfica, que tinha vencido as últimas duas edições da competição, amplamente dominada pelo 1.º Dezembro, com sete triunfos.

Membros do Núcleo de Sintra marcaram presença e vibraram durante as quase 2 horas de euforia sportinguista, que bateu o recorde de participação num jogo de futebol feminino com mais de 12 mil espectadores no Jamor, noventa por cento de sportinguistas.


Almoço sportinguista no Sabugo

Decorreu no Sabugo, Almargem do Bispo, Sintra, a 4 de Junho, o almoço anual dos sportinguistas saloios, onde o Núcleo de Sintra se fez representar. Durante o evento, bastante participado, foi designada a comissão organizadora do almoço do próximo ano, que inclui como representante do Núcleo de Sintra o João Ribeiro.


 
 
 
  • Facebook App Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2016 by Núcleo Sporting Sintra. Proudly created with Wix.com

bottom of page