top of page
Buscar

Magazine Semanal- 2 a 9 de Junho

  • Foto do escritor: Núcleo Sporting
    Núcleo Sporting
  • 2 de jun. de 2017
  • 7 min de leitura
Andebol: falta uma para o triplete

E pronto, o Sporting sagrou-se dia 31 de Maio campeão nacional ao vencer o Benfica por 25-23, terminando o campeonato com mais um ponto que o FC Porto e sucedendo assim ao ABC de Braga, depois de 16 anos sem vencer. No encontro decisivo a equipa comandada por Hugo Canela, que substituiu a meio da época o espanhol Zupo Equisoain, bateu o Benfica por 25-23 com 14-8 ao intervalo.

Os leões terminaram a fase final com mais um ponto que o FC Porto, que nesta fase final esbanjou a vantagem que trazia da fase regular com quatro derrotas. Os dragões cumpriram a sua parte ao bater em casa o Águas Santas (33-19) mas isso de nada lhes valeu pois o Sporting derrotou o rival de sempre em Odivelas.

O Sporting tem agora à sua mercê o triplete, pois já ganhou a Taça Challenge e o campeonato. No próximo fim-de-semana disputa-se a final four da Taça de Portugal em Fafe com os agora campeões a defrontarem, na meia-final, o Avanca ao passo que o outro finalista vai sair do duelo entre os dois últimos campeões, ABC e FC Porto.


Núcleos e Sócios Aniversariantes

Esta semana assinalam o seu aniversário os núcleos de Peniche (2 de Junho) Viana do Castelo (2 de Junho) Caixa Geral de Depósitos (3 de Junho) Lousada (4 de Junho) Amarante (4 de Junho) Antuérpia (6 de Junho) Palmela (6 de Junho) Carapinheiras (7 de Junho) e Suffolk (7 de Junho)

Estará de parabéns também o nosso sócio e amigo Joaquim Alberto Lima Vieira(2 de Junho)


Lembrar Iordanov

Ivaylo Stoimenov Iordanov foi um antigo jogador do Sporting, de origem búlgara, que jogava como atacante. Disputou 50 jogos pela Selecção Búlgara de Futebol, marcando 3 golos. Sete destes jogos foram nos mundiais de 1994 nos Estados Unidos e 1998 em França. Participou igualmente no Campeonato Europeu de Futebol de 1996, na Inglaterra.

Iordanov jogou pelas equipas do Rilski Sportist em Samokov, no Lokomotiv em Gorna Oryahovitsa e no Sporting Clube de Portugal, clube onde chegou em 1991. Foi o primeiro capitão estrangeiro do clube. Era acima de tudo um lutador incansável, qualidade que o ajudou a superar as adversidades de um grave acidente de viação e de uma doença complicada.

No Sporting confirmar-se-ia como um grande goleador, marcando 71 golos nos 226 jogos oficiais disputados pela equipa principal do Clube, ao longo das dez temporadas que jogou no Sporting, conquistando o respeito e a admiração de todos, pelo seu profissionalismo e abnegação, e contribuindo para a conquista de um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.Iniciou a sua carreira num pequeno clube da sua cidade natal, mas foi no Lokomotiv Gorna que Sousa Cintra o descobriu, depois de se ter sagrado o melhor marcador do Campeonato do seu país.Teve a sua tarde de glória a 10 de Junho de 1995, quando marcou os dois golos com que o Sporting derrotou o Marítimo na Final da Taça de Portugal, uma competição que o Clube, naquela altura, já não ganhava há 13 anos.

Na época de 1998/99, após o abandono de Oceano, tornou-se no segundo Capitão de equipa estrangeiro de pois de Vagner, e embora já não fosse titular, fez parte do plantel que na temporada seguinte quebrou o longo jejum de 18 anos, que o Sporting passou sem ganhar o Campeonato. A sua subida à estátua do Marquês do Pombal para colocar um cachecol ao pescoço do leão daquele monumento, na loucura dos festejos, ficará para sempre como uma das imagens emblemáticas dessa grande festa leonina.Mais tarde, foi um dos treinadores adjuntos da Equipa B do Sporting.Em 1998 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Futebolista.

Depois de alguns desentendimentos com o Sporting, que obrigaram inclusivamente ao recurso aos tribunais, no dia 5 de Maio de 2010 realizou-se finalmente a festa de despedida de Iordanov, que contou com a presença de vários antigos companheiros e adversários do avançado búlgaro. No fim dessa noite nostálgica, Iordanov lançou o repto a todos os Sportinguistas: "Apoiem sempre o Sporting. Viva o Sporting!"

Em 1997 começou a revelar sintomas de esclerose múltipla, detectados quando estava para entrar no jogo de apuramento para o mundial e jogava contra a Rússia. Começou a sentir falta de força na perna esquerda, e já não jogou. O médico do Sporting, de lágrimas nos olhos, disse-lhe que o problema era sério e que a sua carreira como jogador tinha acabado. Tem hoje 49 anos, e em Alvalade é ainda hoje uma lenda.

Glórias sintrenses do Sporting: José Manuel Martins

José Manuel Martins, avançado do Sporting, nasceu em Sintra em 2 de Setembro de 1906, tendo jogado no então Campeonato de Lisboa nas épocas de 1924/25 até 1927/28. Estreou-se na equipa principal do Sporting Clube de Portugal no dia 2 de Novembro de 1924, quando tinha apenas 18 anos, curiosamente no dia em que o clube sofreu a sua única derrota no Campeonato Lisboa da época de 1924/25, ao perder por 2-3 com o Belenenses.Nesse jogo José Manuel marcou o segundo golo do Sporting, naquela que também foi a sua única presença nos jogos da 1ª categoria disputados pelos Leões nessa temporada, mas o suficiente para integrar o lote dos jogadores que contribuíram para que o Sporting conquistasse o título de Campeão de Lisboa dessa época.

No temporada seguinte Martins ganhou um lugar na linha avançada da equipa principal do Sporting jogando como ponta esquerda, e tornou-se no seu grande goleador nas três épocas que se seguiram, voltando a ser Campeão de Lisboa na temporada de 1927/28, e chegando à Selecção Nacional, onde se estreou no dia 26 de Dezembro de 1926, marcando um dos golos de Portugal, num jogo com a Hungria disputado no Porto, que terminou com um empate a três bolas.

Poucos meses depois José Manuel Martins marcaria dois dos quatro golos sem resposta, com que Portugal derrotou a França, num jogo disputado em Lisboa, naquela que foi a segunda das suas 11 internacionalizações, em que totalizou 4 golos, tendo participado nos Jogos Olímpicos de Amesterdão em 1928, após os quais abandonou precocemente a modalidade, para se dedicar aos seus negócios, numa altura em que casou com a filha de um homem rico, que não via com bons olhos o seu envolvimento no futebol. Tinha na altura feito já mais de 50 jogos pela equipa principal do Sporting, nos quais marcou 34 golos. Perdeu-se assim um grande jogador, que aos 21 anos pendurou as botas, quando já tinha uma folha de serviços notável, quer no Sporting, quer na Selecção, e que seguramente teria deixado marcas ainda mais profundas no futebol nacional se tivesse continuado a jogar e a fazer aquilo que melhor sabia fazer, ou seja marcar golos.

Desportista ecléctico, José Manuel Martins praticou várias modalidades, nomeadamente Hóquei em Patins, Hóquei em Campo e Patinagem onde chegou a ser Campeão na variante de saltos com patins, distinguindo-se também nas equipas das primeiras categorias de Andebol, Voleibol e Râguebi.

Apesar de ter deixado de jogar, a sua paixão pelo Sporting não esfriou e posteriormente foi dirigente do clube, integrando o Conselho Fiscal em nove ocasiões, entre 1935 e 1953, na maior parte das vezes como membro suplente, para além de na Gerência 1946, ter sido vogal da Direcção presidida por Ribeiro Ferreira.Fez parte do primeiro Conselho Geral, e em 1985 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Saudade.

Leõezinhos

Esta semana passou o Dia Mundial da Criança, ocasião para falar dos nossos benjamins A e infantis A que conquistaram no dia 27 de Maio o título de campeões distritais. No caso dos benjamins A (sub-11), com António Cruz no comando técnico, o título surgiu depois de uma vitória caseira frente ao Sport Lisboa e Olivais, por 15-2.

Na equipa de infantis A (sub-13), o título foi alcançado após uma vitória no terreno do Casa Pia, por 5-0, celebrando assim o terceiro triunfo seguido na prova. De referir ainda que esta equipa de infantis, orientada por Pedro Pontes, é a mesma que em Abril alcançou pela quarta vez consecutiva a vitória no Torneio Internacional da Pontinha.

De pequenino se torce o pepino.


O estatuto dos núcleos



Os Núcleos do Sporting, de que Sintra é o nº 262, constituem, pela espontaneidade da sua formação, o modo normal de congregação dos sócios do SCP, estando obrigados a constituir-se legalmente e a formular o respectivo pedido de registo no Clube, bem como a revelar, no pedido de registo, a composição dos seus órgãos sociais, com a indicação do número de sócio do Sporting.

A atribuição da qualidade de Filial e de Delegação e o reconhecimento dos Núcleos e das Organizações pertencem ao Conselho Directivo.

Os Presidentes das Direcções dos Núcleos e das Organizações têm de ser sócios efectivos A do SCP e pagar quotas correspondentes ao valor máximo do escalão de base.

Todos os membros dos Órgãos Sociais das Organizações deverão ser sócios do clube, devendo os órgãos sociais dos Núcleos e das Organizações integrar pelo menos, três sócios efectivos A, os quais deverão pagar quotas correspondentes ao valor máximo do escalão de base.

Em condições a estabelecer pelo Conselho Directivo, no orçamento anual o Sporting deverá compensar os Núcleos com uma quantia monetária que varie em função da receita produzida pelos sócios efectivos desses Núcleos e outros parâmetros financeiros a definir pelo Conselho Directivo.

Poderá ser criado pelo Conselho Directivo, que aprovará o respectivo regulamento, sob parecer do Conselho Leonino, um Conselho de Filiais, Delegações, Núcleos e Organizações, com funções consultivas, o qual será composto por três delegados designados pelo Conselho Directivo do Sporting e um delegado de cada Filial, Delegação, Núcleo e Organização.Todos os delegados deverão ser sócios efectivos A e pagar quotas de valor máximo do escalão de base.

Poderá o Conselho Directivo constituir no âmbito do Conselho de Filiais, Delegações, Núcleos e Organizações outras comissões nomeadamente para as Filiais enquanto colectividades desportivas e uma outra comissão para as Claques.


IV Gala Honoris Sporting


A IV Gala Honoris Sporting, a ter lugar no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, é já no próximo dia 30 de Junho. A “Passadeira Verde” terá início às 19h45, para a recepção aos convidados, seguindo-se o espectáculo às 20h45, durante o qual serão entregues os “Prémios Honoris Sporting”. A entrada é efectuada mediante convite disponível (oferecido na compra de um pin comemorativo) na Loja Verde a partir do dia 7 de Junho de 2017. Os Prémios e Galardões Honoris Sporting são atribuídos pelo Conselho Directivo e pelos Sócios, por votação logo após a divulgação pública dos nomeados, a anunciar oportunamente.


 
 
 
  • Facebook App Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2016 by Núcleo Sporting Sintra. Proudly created with Wix.com

bottom of page