top of page
Buscar

Magazine Semanal-27 de Maio a 2 de Junho

  • Foto do escritor: Núcleo Sporting
    Núcleo Sporting
  • 28 de mai. de 2017
  • 8 min de leitura

Caros Amigos, inauguramos hoje um novo espaço de comunicação com os nossos sócios e amigos, que queremos que seja regular e semanal. Acompanhem, contudo, as notícias do nosso Núcleo no nosso site, bem como no Facebook.


O Núcleo de Sintra quer-se presente e dinâmico, e só com um contacto regular e mobilizador com a torcida verde melhor poderá levar a cabo a sua missão.


Primeira reunião dos novos órgãos sociais

Na primeira reunião depois das eleições de 21 de Maio, no passado dia 25, foi feita, com o acordo dos visados, uma distribuição interna de pelouros, que ficou por ora assim definida:


Merchandising e Vendas- Manuel Bello Moraes e Patrícia Marques

Bilhetes, Quotas, Cartões e Tesouraria- Bárbara Ferreira, Pedro Ferreira e João Batista

Comunicação e Imagem- Fernando Morais Gomes, David Cabral,Bárbara Ferreira e Patrícia Marques

Relações com Entidades e Núcleos- Rui Feixeira, Tiago Faria e José Nascimento

Causas Sociais e Solidariedade- Tiago Marques e Pedro Ferreira

Actividades no Núcleo- Tásia Silva e Bernardo Silva


Os elementos ausentes ou não mencionados serão em futura reunião questionados sobre qual dos pelouros pretendem integrar, não sendo os mesmos estanques nem conduzindo a que não possam todos dar o seu contributo em todas as áreas de actividade a desenvolver.


Foi decidido proceder-se a alterações no site e nas plataformas comunicacionais do núcleo, bem como discutido o programa das celebrações do nosso 1º Aniversário, no dia 30 de Julho, na Portela de Sintra. Igualmente irá ser agilizada a forma de admissão de novos sócios, através de uma plataforma informatizada


Foi discutida a criação da figura de Director de Serviço rotativo, que, semana a semana, e em dia certo, se encontre nas instalações do Núcleo para resolução de problemas e informações aos sócios, com posterior encaminhamento dentro dos órgãos sociais, a implementar em breve


A próxima reunião ficou marcada para o dia 8 de Junho pelas 21h no Núcleo.


Núcleos e Sócios aniversariantes


Entre hoje e a próxima edição do magazine, a 3 de Junho, celebrarão o seu aniversário os nossos sócios David Farinha Cabral (1 de Junho) Nuno Couto Martins (1 de Junho) Paulo Garcia (1 de Junho) e Joaquim Alberto Lima Vieira (2 de Junho).


Igualmente celebram aniversário os Núcleos de Ançã (27 de Maio) S. Tomé e Príncipe (28 de Maio) Baixa da Banheira (29 de Maio) Cartaxo (30 de Maio) Faro (1 de Junho) Peniche (2 de Junho) e Viana do Castelo (2 de Junho).


A todos as maiores felicitações do Núcleo de Sintra.


A caminho da Taça de Portugal feminina

A partida decisiva da Taça de Portugal Feminina Allianz, entre Sporting CP e SC Braga, marcada para o Estádio Nacional, no Jamor, terá lugar no dia 4 de Junho, pelas 17h15m e terá transmissão em direto na RTP1.Esta será a primeira vez que um canal em sinal aberto irá transmitir a final da prova.


Sporting CP e SC Braga alcançaram a presença no Jamor, depois de eliminarem, nas meias-finais, o Estoril e a Casa do Povo Martim, respetivamente.


O Conselho de Arbitragem da FPF estabeleceu que o árbitro principal será do quadro das competições femininas. O vídeo-árbitro, novidade nesta prova, será oriundo das competições profissionais masculinas e já terá experiência na utilização da nova ferramenta de auxílio às equipas de arbitragem.


Depois de conquistado o Campeonato Nacional de Futebol, a equipa feminina pretende (em ano de estreia) a tão ambicionada ‘dobradinha’ trazendo também para o Museu Sporting a Taça de Portugal de futebol feminino. É com essa ambição que o Sporting Clube de Portugal volta a pisar o relvado do Estádio Nacional - precisamente com o mesmo adversário - do dia 31 de Maio de 2015 onde os leões venceram o troféu num jogo bastante emotivo.


O Sporting Clube de Portugal apela a presença de todos os seus Sócios/Adeptos para mais uma vez fazer história no futebol nacional ao bater o recorde (que nos pertence) do número de espectadores em jogos do futebol feminino em Portugal. O máximo fixa-se atualmente, nos 9.263 espectadores aquando do jogo Sporting CP vs SC Braga do passado dia 25 de Fevereiro em pleno Estádio José Alvalade.


O silencioso mundo de Guilherme

O Guilherme Custódio é um jovem de Sintra jogador sub14 do Sporting, para quem o râguebi tem desempenhado um papel essencial no seu crescimento e desenvolvimento. Vítima de uma paragem cardiorrespiratória com apenas um mês de idade, esta causou-lhe surdez bilateral profunda, com implicações no seu desenvolvimento, sobretudo ao nível da comunicação e da interação com outras pessoas. Um dia, num centro comercial, viu um cesto com bolas e foi atraído por uma, de forma oval, e a partir desse dia a bola oval tornou-se a sua grande companheira. O pai começou a levá-lo a ir ver jogos dos Lobos no Estádio Universitário, onde teve o primeiro contacto com a modalidade bem como a possibilidade de ir convivendo com os jogadores e outros miúdos adeptos desta prática


Foi num “open day” organizado pelo Sporting que Guilherme veio a ter um contacto mais a sério, tendo começado a jogar nos sub10, e estando hoje a representar a equipa de sub14 do clube. A competição e a prática desportiva aumentaram-lhe a autoestima, as notas melhoraram, tornou-se mais responsável.


Em campo, usa as aptidões de leitura labial para perceber o que os colegas lhe comunicam, o que se torna uma vantagem, pois consegue decifrar as jogadas dos adversários, os alinhamentos são combinados em linguagem gestual para que enquanto talonador saiba onde tem que colocar a bola, compensando com informação privilegiada a dificuldade em captar a informação que os colegas lhe vão passando durante as partidas.


Há momentos que nunca irá esquecer, como uma bola autografada pelos Lobos, que recebeu das mãos do ex-seleccionador Errol Brain, e a chamada para o estágio da seleção.


Sonha ser um Lobo um dia, jogar no estrangeiro é uma das suas metas, tendo como referência o Hartpury RFC, clube inglês onde joga Matt Gilbert, internacional inglês surdo profundo.


O Guilherme e o pai costumam frequentar o Núcleo do Sporting de Sintra, e lá o costumamos ver orgulhosamente envergando as cores do clube, concentrado, e a torcer pela vitória do nosso emblema. Por estes dias, trouxe-nos uma bola autografada para o espólio do nosso Núcleo, assinada pelas vencedoras da Taça de Portugal feminina. Há silêncios que gritam alto.


Velhas glórias sintrenses: Freire

Carlos Manuel da Silva Freire, nascido a 18 de Abril de 1959, em Sintra, foi uma das maiores promessas do Sporting do final da década de 70 e início da de 80, tendo começado no nosso conhecido M.T.B.A.


Durante as 7 épocas em que como sénior permaneceu em Alvalade, nem sempre foi titular, embora tenha sido bastante utilizado e entrado em campo com frequência nas épocas de 1979/80, 1980/81 e 1981/82.Fez 146 jogos ao serviço do clube e marcou 16 golos.Ingressado no Sporting na época de 1974/75, com 15 anos, foi logo nessa época campeão nacional de juvenis, e foi várias vezes internacional pelas selecções nacionais jovens ( 4 vezes internacional juvenil, 15 vezes internacional júnior, 4 vezes internacional "Esperança" e uma vez internacional B). Com 18 anos, e já integrado no plantel sénior, estreou-se na equipa principal do Sporting na época de 1976/77, num jogo frente ao Benfica, a contar para a Taça de Portugal que o Sporting venceu por 3-0 (3 golos do brasileiro "Manoooel"), tendo efectuado uma grande exibição. Era treinador Jimmy Hagan.

Bastante móvel como avançado, jogava em toda a largura da frente de ataque, embora descaísse preferencialmente para os flancos, alternando o direito com o esquerdo. Era dotado duma excelente técnica e bom domínio de bola, fintando bem, e em velocidade.


Ao longo das 7 temporadas em que representou o Sporting, conquistou 2 Campeonatos Nacionais,(1979/80 e 1981/82), duas Taças de Portugal (977/78 e 1981/82), e uma Supertaça.


Foi, ainda uma vez internacional A por Portugal, num jogo frente a Israel, a 28 de Outubro de 1981, em Telavive, que a selecção perdeu por 4-1, a contar para a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 1982, em Espanha, onde Portugal não marcou presença. Nessa partida jogaram também os leões Jordão e Manuel Fernandes.

No final da época de 1982/83 abandonou Alvalade, ingressando no Vitória de Setúbal, na esperança de poder jogar mais vezes. Mais tarde representaria ainda o Portimonense, o Celta de Vigo,(que ajudou na altura a subir à I Divisão) o Estoril e o Beira-Mar. Terminou a carreira aos 32 anos, tendo posteriormente passado por uma experiência como treinador do Sintrense, e acabando por se dedicar ao negócio da família, na área dos combustíveis.Freire já tem sido visita do nosso Núcleo, junto com outras velhas glórias. Os sportinguistas de Sintra não esquecem.


Sporting, o clube que nasceu em Belas

Sintra está intimamente ligada aos primórdios do Sporting. Foi em 1902, por iniciativa de Francisco da Ponte e Horta Gavazzo e do irmão, José Maria, (foto) que foi fundado o Sport Clube de Belas, na sequência de umas férias ali passadas, e em que Eduardo Ferreira Pinto Basto e seu irmão Fernando centralizaram as atenções jogando a bola no pátio da Quinta do Bonjardim, propriedade de seus avós maternos, os Marqueses de Borba.


As actividades do Clube não foram muitas, assinalando-se somente um grande encontro de futebol travado com um grupo de rapazes de Sintra, e disputado em 26 Agosto de 1902 em Seteais, na presença do rei D. Carlos, da rainha D. Amélia e do príncipe D. Manuel. O grupo de Sintra, reforçado com alguns ingleses e ainda com João e Francisco Vieira não conseguiu vencer, tendo-se jogado duas partidas com o intervalo de 25 minutos com dois êxitos do Sport Club de Belas que marcou três golos.


O entusiasmo foi enorme, a equipa sobrevalorizada, e isso levou-os a convidar o grupo de Sintra para outro encontro, que se veio a realizar a 14 de Setembro de 1902. Preparou-se um festival desportivo, tendo faltado alguns dos convocados, e com o reforço que o grupo de Sintra apresentou dessa vez, o resultado foi estrondoso (14-0), e a fama de Francisco Gavazzo como guarda-redes, que o anterior encontro vincara, foi por água abaixo, de tal modo que nunca mais quis jogar como guarda-redes.


No princípio de 1904 já a maioria dos apaniguados do Spot Club de Belas, residentes da área do Campo Grande, centrou nesse bairro o convívio, ainda que sem actividade desportiva como clube. A ideia foi crescendo e os seus componentes acabaram por fundar nesse ano o Campo Grande Foot-Ball Club na Pastelaria Bijou, da Avenida da Liberdade, sob a influência dos irmãos Gavazzo, José Alvalade, Alberto Lamarão, António Felix da Costa Junior, Carlos Bom de Souza Carneiro, Eduardo Mendonça, Fernando Barbosa, José Stromp, Frederico Kohn e Carlos e Fernando Motta Marques.


Nos meses cruciais da fundação do Sporting, que lhe sucedeu, entre Abril e Julho de 1906, Francisco Gavazzo estava em França, mas ia trocando frequentemente correspondência sobre o novo clube com o irmão e com José Alvalade. É assim considerado um dos fundadores do Sporting Clube de Portugal. Entre 1907 e 1921 exerceu vários cargos nos órgãos Sociais do Clube, começando por ser secretário nas primeiras direcções, cargo que exerceu até 1913. Fez parte da primeira Direcção de Queirós dos Santos e mais tarde integrou a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Fiscal e o Conselho Geral.


Foi fundador da Liga Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Lisboa, permanecendo sempre ligado ao Sporting Clube de Portugal, de quem foi o sócio nº 1, desde 4 de Julho de 1946 até ao seu falecimento em 10 de Fevereiro de 1958. Uma vida dedicada ao Sporting que um dia se iniciou numas férias de Verão em Belas.


Caneco é caneco!


Apesar das tentativas de desvalorizar, caneco é caneco, e competição onde o Sporting entre é para ganhar, nem que seja a feijões. É mais um sucesso europeu para o Sporting e para o andebol português este triunfo em casa do Potaissa Turda, da Roménia, por 24-30.

Após a vitória em casa por 37-28, na primeira mão da final, os nossos apenas tinham de gerir o avanço de nove golos de diferença para conquistarem pela segunda vez a Taça Challenge (que já tinham ganho em 2009/10). No entanto, voltaram a mostrar-se claramente superiores, na visita à equipa romena, ganhando por 24-30. (No ano passado, tinha sido o ABC de Braga a ganhar a prova europeia, ao vencer a final sobre o Benfica…)

Ao intervalo, os leões já venciam por 9-13, vantagem que aumentou com o decorrer da segunda parte, muito devido ao desalento dos jogadores romenos, que, com o passar dos minutos, perderam completamente a esperança de poder dar a volta à eliminatória

É a segunda conquista europeia do Sporting na era Bruno de Carvalho, após a equipa de hóquei em patins ter ganho a Taça CERS, em 2015. O nosso andebol está ainda na luta pelo título nacional (que se decide na quarta-feira, 31) e pela Taça de Portugal (final four a 3 e 4 de junho). podendo alcançar uma histórica tripla de troféus. Vamos lá!

Até para a semana!





 
 
 
  • Facebook App Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2016 by Núcleo Sporting Sintra. Proudly created with Wix.com

bottom of page